Bonecas de acervo

Origem: China
Menina - Boneca de Porcelana
Modelo atual das antigas bonecas de porcelana. Elas foram pioneiras no século XVII e XVIII em conquistar o encantamento de adultos e crianças antes da evolução da indústria do pvc e plástico.

Origem: Japão
Camponesa
Estatueta em gesso. Os japoneses são mestres imbatíveis na criação de bonecas e estatuetas. Rigorosos e delicados eles preservam o costume e o respeito por essa arte por gerações.

Origem desconhecida
Soldadinho
Articulado e vestido como um soldado francês do século XIX. Os soldadinhos fazem parte do imaginário infantil há séculos. Feitos desde o chumbo até materiais mais maleáveis.

Origem: Espanha
Espanhola
Boneca muito comum nas regiões espanholas do sul. Vestido com cauda, mantilha, pente e leque. Esta boneca representa a mulher espanhola tradicionalmente vestida.

Origem: China
Kokeshis contemporâneas
As tradicionais eram feitas em madeira. A tradição das kokeshis é japonesa mas a China também as fabrica. Feitas para guardar as almas das crianças.

Origem: Noruega
Menina
Vinda de um atelier norueguês e de data desconhecida ela veste um traje tradicional da região nórdica.

Origem: Porto Alegre
Abayomi
Feitas totalmente à mão as abayomis são as bonecas ancentrais africanas que legaram os vínculos entre mulheres de várias gerações. Feitas inicialmente com barras de vestidos e saias elas ganharam ao longo do tempo outras versões sem perder a simplicidade e a força.

Origem: Rússia
Matrioshka
Feitas tradicionalmente em madeira para representar a fertilidade e a continuidade das gerações na Rússia e países próximos. Algumas chegam a ter mais de vinte bonecas umas dentro das outras. Aos homens cabe criá-las, às mulheres pintá-las.

Origem: Recife -PE
Bruxinha de Pano
As bruxinhas de pano são bonecas feitas pelas mulheres nordestinas totalmente à mão. Possuem vários tamanhos e aparências e são fonte de renda e resistência para muitas mulheres nessa região. Muitas de tanto fazer se tornam mestras e transmitem a técnica para filhas e netas.
Ajude a enriquecer nosso acervo
Se você conhece algo sobre as bonecas aqui expostas e gostaria de compartilhar algo ou vender uma boneca sua para nós entre em contato.